Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Comissão lança plataforma de partilha de dados para investigadores

23 Abril 2020
Comissão lança plataforma de partilha de dados para investigadores
A Comissão Europeia, em conjunto com vários parceiros, lançou uma plataforma de dados para recolha e partilha dos dados de investigação disponíveis sobre o novo coronavírus. Os investigadores podem armazenar e partilhar conjuntos de dados, nomeadamente sequências de ADN, estruturas de proteínas, dados da investigação pré-clínica e de ensaios clínicos e dados epidemiológicos.
A iniciativa resulta de um esforço conjunto da Comissão Europeia, do Instituto Europeu de Bioinformática do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL-EBI), da infraestrutura Elixir e do projeto COMPARE, assim como dos Estados-Membros da UE e de outros parceiros. Integra também o Plano de Ação "ERAvsCorona” apoiado pelos ministros da Investigação e da Inovação dos 27 Estados Membros.

As ações prioritárias elencadas neste plano de ação estão centradas na coordenação do financiamento, no alargamento dos grandes ensaios clínicos à escala da UE, no aumento do apoio a empresas inovadoras e no apoio a uma "Hackathon pan-europeia”, a realizar em finais de abril com vista a mobilizar os inovadores europeus e a sociedade civil.