Congresso Nacional dos Farmacêuticos e Expofarma Adiados

10 Março 2020
Eventos marcados para o início de maio vão ser reagendados.

A Ordem dos Farmacêuticos decidiu adiar a realização do Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2020, que estava agendado para os dias 7, 8 e 9 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa.  A Comissão Organizadora do evento, presidida pelo farmacêutico e professor universitário, Helder Mota Filipe, analisou o contexto nacional e internacional do surto de coronavírus e as orientações que têm vindo a ser emitidas por diferentes entidades.

Pela sua disponibilidade e proximidade da população, os farmacêuticos desempenham um papel relevante na identificação de casos suspeitos, na referenciação e aconselhamento aos cidadãos. Como profissão da área da Saúde, têm também o dever ético e moral de adotar e promover comportamentos responsáveis e que minimizem o risco de transmissão do novo coronavírus.

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde, justifica-se então alguma precaução na realização e participação em encontros e reuniões com intenso aglomerado de pessoas, como medida para contenção do risco de contágio pelo Covid-19. Neste contexto, a Ordem dos Farmacêuticos considera prudente o adiamento do seu Congresso Nacional para novas datas, a anunciar em breve, tendo em conta a evolução epidemiológica da situação.

O adiamento do Congresso Nacional dos Farmacêuticos, que iria decorrer a par com o XIV Congresso Mundial dos Farmacêuticos de Língua Portuguesa e com a edição de 2020 da Expofarma, provocará naturais ajustamentos ao programa, não sendo, contudo, expectáveis profundas alterações aos temas e oradores já definidos. A Ordem dos Farmacêuticos manterá abertas as inscrições para o evento, dando, no entanto, a possibilidade dos participantes que já se inscreveram solicitarem o cancelamento da inscrição e a devolução do valor correspondente.

Para este efeito, deverá contactar a organização do evento através do email  congresso@ordemfarmaceuticos.pt ou telefone 213 191 370.