Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Consórcio de farmacêuticos latinos promoveu nova reunião anual

06 Dezembro 2018
Consórcio de farmacêuticos latinos promoveu nova reunião anual
A Farmácia Latina, consórcio informal que congrega representantes dos farmacêuticos e farmácias comunitárias de Portugal, Espanha, França e Itália, promoveu a sua reunião anual nos passados dias 29 e 30 de novembro, em Marselha, França.
O tema deste ano teve como eixo central o desenvolvimento de serviços farmacêuticos inovadores e a sua implementação nas farmácias comunitárias, partilhando desafios na sua adequação nos diferentes países, e as estratégias adotadas para ultrapassar constrangimentos nacionais.

O evento contou com a participação de Ilaria Passarani, Secretária-Geral do PGEU (Grupo Farmacêutico da União Europeia), que apresentou uma perspetiva geral sobre as atualizações dos países latinos (Portugal, Espanha, França e Itália) relativas ao Semestre Europeu – ferramenta que permite aos países da União Europeia (UE) coordenarem as políticas económicas ao longo de todo o ano e tomar medidas para fazer face aos desafios económicos com que se confronta a UE.

Após esta apresentação, que espelhou o panorama atual dos países latinos, teve lugar uma apresentação, na voz de cada país, sobre as notícias atuais do universo farmacêutico. Ema Paulino, Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos e membro da Direção Nacional, representou Portugal ao apresentar as novidades no panorama nacional face à regulamentação farmacêutica e implementação de novos serviços farmacêuticos na farmácia comunitária.

O evento contou com a apresentação dos 4 países latinos, face a exemplos de serviços farmacêuticos, e a descrição dos desafios encontrados na sua implementação, assim como as estratégias nacionais desenvolvidas para suprimir as barreiras encontradas. Duarte Santos, membro da Direção da Associação Nacional das Farmácias, apresentou o panorama português face aos novos serviços comunitários e os modelos de financiamento encontrados em Portugal.

A conclusão do evento compreendeu uma mesa redonda para discussão de oportunidades de colaboração para ações conjuntas, perspetivando o contributo dos farmacêuticos e das farmácias comunitárias para a sustentabilidade e acessibilidade aos cuidados de saúde na Europa.

A próxima reunião anual da Farmácia Latina terá lugar em 2019, em Itália.