Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Defesa condecorou tenente-coronel farmacêutica

07 Julho 2021
Defesa condecorou tenente-coronel farmacêutica
Maria Alice Pereira, tenente-coronel farmacêutica da Força Aérea, foi condecorada pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, no âmbito das comemorações dos 20 anos da Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas n.º 1325, conhecida como a Agenda “Mulheres, Paz e Segurança”, que abordou, pela primeira vez, a participação das mulheres em todos os níveis de decisão nos conflitos militares.
A tenente-coronel Maria Alice Pereira foi incorporada voluntariamente na Força Aérea, em fevereiro de 1974. Com mais de 20 anos de serviço, foi a primeiro militar a representar Portugal no Committee of Women da NATO, durante a década de 90, numa altura em que em que as primeiras jovens portuguesas iniciavam a sua participação em operações de apoio à paz, na Bósnia-Herzegovina.

A farmacêutica foi então indicada como representante portuguesa no Committee of Women da NATO, tendo participado nas reuniões realizadas em Londres, em 1992, e em Bruxelas, em 1993.

A nota do Ministério da Defesa realça a "forma como cumpriu o seu dever”, "o exemplo de modernidade que demonstrou ser” e a "forma voluntariosa como quebrou barreiras, cumprindo a sua missão de igual para igual”, constituindo "um exemplo para as Forças Armadas e para a sociedade portuguesa”.

Conforme refere o despacho do ministro, "o caminho iniciado pela tenente-coronel Maria Alice Pereira tem sido trilhado por outras militares, que de forma profissional e dedicada contribuíram, e continuam a contribuir, decisivamente para o cumprimento das missões das Forças Armadas”.

As primeiras mulheres incorporadas nas Forças Armadas, como enfermeiras paraquedistas, em maio de 1961, tiveram como missão salvar vidas na Guerra Colonial. Em 1972, a Defesa Nacional permitiu a admissão de pessoal feminino voluntário para o desempenho de funções médicas e farmacêuticas.

Maria Alice Pereira tinha então 33 anos e concorreu como farmacêutica para o Hospital da Força Aérea. Licenciada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, especialista em Análises Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos, desde 1975, foi alvo de vários louvores e reconhecimentos ao longo de uma carreira que passou pelas áreas da Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas e Distribuição.