Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

DGS publica relatório anual de infeções e resistências aos antimicrobianos

20 Novembro 2018
DGS publica relatório anual de infeções e resistências aos antimicrobianos
A Direção-Geral da Saúde (DGS) apresentou ontem, em Lisboa, o Relatório Anual do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), que aponta, em termos globais, para uma melhoria de resultados no controlo da infeção e das resistências antimicrobianas em Portugal entre 2013 e 2017. O documento chama a atenção para a necessidade de se melhorar a vigilância epidemiológica e de se investir na informação transmitida aos profissionais de saúde e aos cidadãos em geral.

O relatório apresenta diversos indicadores relacionados com a atuação do PPCIRA, desde a estratégia multimodal de promoção das precauções básicas em controlo de infeção, vigilância epidemiológica, consumos de antimicrobianos e resistências aos antimicrobianos.

São destacados, em especial, o cumprimento global das boas práticas de higiene das mãos nos profissionais de saúde e o aumento das precauções básicas no controlo da infeção.

São também realçados os bons resultados na redução da incidência de infeções relacionadas com procedimentos cirúrgicos, designadamente em cesarianas e em artroplastias do joelho, bem como das infeções nosocomiais e outras associadas aos cuidados de saúde em meio hospitalar e em unidades de cuidados continuados integrados.

De acordo com os dados apresentados pela DGS, verifica-se também uma redução do consumo de antimicrobianos quer em ambulatório quer em meio hospitalar e uma redução significativa das resistências na maior parte dos microrganismos estudados, exceptuando a bactérias Klebsiella penumoniae.

Clique aqui para aceder ao relatório publicado pela DGS.