Dia Mundial Sem Tabaco 2023 com novas campanhas e iniciativas

31 Maio 2023
Dia Mundial Sem Tabaco 2023 com novas campanhas e iniciativas
Várias entidades nacionais e internacionais assinalam a data com iniciativas e campanhas para reduzir o consumo de tabaco e promover ambientes livres de fumo. Em Portugal, as comemorações são marcadas pela discussão pública em torno das alterações propostas pelo Governo à lei do tabaco.

Este ano, as comemorações do Dia Mundial Sem Tabaco são também marcadas pelo apelo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que os governos e autoridades nacionais deixem de subsidiar a plantação de tabaco, canalizando essas verbas para apoio a culturas sustentáveis, que melhoram a segurança alimentar e nutrição.

"Cultive alimentos, não tabaco” é o lema definido pela OMS para o Dia Mundial Sem Tabaco 2023.

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) é uma das entidades subscritoras do apelo lançado no início do ano pela Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) para proteção da saúde da população face aos riscos da exposição ao fumo do tabaco.

Os farmacêuticos portugueses estão representados nesta estrutura que junta sociedades científicas, nacionais e internacionais, associações profissionais e representantes dos doentes, entre outras entidades que partilham esforços na luta contra o tabagismo.

Estas organizações sugerem um "mecanismo eficaz de promoção de ambientes sem fumo, bem como a adequada monitorização temporal, e a avaliação do impacto das atuais medidas feita por investigadores académicos independentes”.

Os peritos da Comissão de Tabagismo da SPP recordam que "o fumo ambiental de tabaco é um carcinogéneo do grupo 1 do IARC (comprovadamente cancerígeno para seres humanos). Mesmo curtos períodos ou baixos níveis de exposição ao fumo passivo resultam em riscos significativos para a saúde, incluindo impacto imediato para o sistema cardiovascular”.

À luz do conhecimento técnico-científico atual, está devidamente comprovado que "não há nível seguro de exposição ao fumo de tabaco ou aos aerossóis de cigarros eletrónicos ou de dispositivos de nicotina”, acrescentam. Por outro lado, "nenhum sistema de renovação/extração de ar, ventilação ou compartimentação/separação de espaços é eficaz para eliminar o fumo de tabaco e/ou garantir a qualidade do ar interior”.

"Portugal é o único país da Europa do Sul que ainda não tem uma política pública clara na sua ação de proteção do fumo de tabaco, apesar de ter ratificado a Convenção-Quadro de Controlo de Tabaco da OMS”, alertam ainda.

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado pelos Estados membros da OMS em 1987 com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os efeitos nocivos do uso do tabaco e da exposição ao fumo do tabaco. Todos os anos, a organização reconhece também nesta data o trabalho exemplar de pessoas e entidades no controlo tabagismo, tendo este ano distinguido a ministra da Saúde de Timor-Leste, Odete Maria Freitas Belo.

Num dos países com maior prevalência no uso de tabaco (mais de 70% dos homens e 30% das mulheres), foi destacada a coragem política para adoção várias medidas para controlo do tabagismo, que vão desde o aumento de taxas e impostos, abertura de clínicas e de uma linha telefónica para apoio à cessão tabágica. O governo timorense decidiu também apoiar as terapêuticas de substituição de nicotina e promoveu a sua inclusão na lista nacional de medicamentos essenciais.

Em Portugal, o Governo apresentou em Conselho de Ministros a proposta de Lei 88/XV/1, que transpõe a Diretiva Delegada (UE) 2022/2100 e reforça normas tendentes à prevenção e controlo do tabagismo. A iniciativa legislativa vai agora ser sujeita à apreciação do Parlamento, com discussão na especialidade, na Comissão de Saúde.

De acordo com o último relatório do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da Direção-Geral da Saúde, em 2019 morreram em Portugal mais de 13.500 pessoas por doenças atribuíveis ao tabaco. Os dados da DGS apontam para 1,3 milhões de portugueses que fumam diariamente e 248 mil que o fazem de forma ocasional.

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) publicou também um novo manual para apoiar os farmacêuticos nos serviços de cessação e dependência tabágica. O documento resume as mais recentes práticas, técnicas e estratégias baseadas em evidências para os farmacêuticos ajudarem os seus utentes na cessação tabágica.

Saiba mais:

>> Proposta de Lei 88/XV/1 - Transpõe a Diretiva Delegada (UE) 2022/2100 e reforça normas tendentes à prevenção e controlo do tabagismo
>> "Cultive alimentos, não tabaco" - Campanha OMS para o Dia Mundial Sem Tabaco 2023
>> FIP Handbook for Pharmacists - Suporting tobacco cessation and treatment of tobacco dependence.
>> FIP Knowledge and Skills Reference Guide - For professionals development in tobacco cessation and other risk factors in NCDs
>> Cessação Tabágica I. Terapêutica Farmacológica - E-Publicação do Centro de Informação do Medicamento da Ordem dos Farmacêuticos
>> Cessação Tabágica II. Seleção TerapêuticaE-Publicação do Centro de Informação do Medicamento da Ordem dos Farmacêuticos