{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Distribuição anuncia prioridades para o setor

10 Dezembro 2019
Distribuição anuncia prioridades para o setor
A Associação de Distribuidores Farmacêuticos (Adifa) quer assinar um acordo com o Governo para melhorar o acesso dos portugueses aos medicamentos e produtos de saúde. A associação divulgou um documento com 10 medidas consideradas prioritárias, que apresentou à tutela, entidades oficiais e decisores políticos, e que realçam o valor acrescentado da distribuição farmacêutica no circuito do medicamento e na sociedade.

"Os distribuidores farmacêuticos de serviço completo asseguram o fornecimento atempado e adequado às farmácias de todo o território, funcionando como agentes de saúde pública e detentores de um papel dinamizador na economia nacional. Garantir o bem-estar da população através de uma distribuição eficaz é a principal finalidade da ADIFA e como tal, consideramos crucial colocar em marcha a estratégia que propomos para a XIV legislatura nacional”, disse o presidente da Adifa, Diogo Gouveia.

Entre as medidas sugeridas, estão a alteração do Estatuto do Medicamento, com deveres e direitos que assegurem um abastecimento adequado do mercado nacional; a transição de medicamentos dispensados exclusivamente em meio hospitalar para as farmácias comunitárias; o alargamento de alguns benefícios fiscais em outros setores, para a atividade de transporte de medicamentos e produtos de saúde; o reconhecimento dos distribuidores farmacêuticos como entidades prioritárias no acesso a combustíveis em crises nacionais; a garantia de mobilidade eficiente das viaturas de transporte de medicamentos, com circulação autorizada nas vias de trânsito reservadas.

Clique aqui para aceder ao documento divulgado pela Adifa.