Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Doentes do São João podem levantar medicamentos para o VIH/sida em farmácias da região norte

02 Dezembro 2019
Doentes do São João podem levantar medicamentos para o VIH/sida em farmácias da região norte
Arrancou este domingo, dia 1 de dezembro, Dia Mundial da Sida, um novo programa que permite aos doentes com VIH/sida do Centro Hospitalar Universitário do São João (CHUSJ) escolher a farmácia da região norte do País onde pretendem levantar os seus medicamentos, até agora dispensados apenas no hospital. O projeto “Farma2Care” tem a colaboração da Ordem dos Farmacêuticos (OF), da Associação Nacional das Farmácias (ANF) e da Associação de Distribuidores Farmacêuticos (Adifa).

O Dia Mundial de Luta Contra a Sida foi a data escolhida para o arranque de um novo projeto a norte do País que visa aumentar a acessibilidade aos tratamentos para o VIH/sida. O "Farma2Care” possibilita a escolha dos utentes do CHUSJ pela farmácia em que desejam levantar a sua medicação, até agora de dispensa exclusiva no hospital.  

Nesta fase estão envolvidas as farmácias dos distritos de Braga e Viana do Castelo e nos concelhos da Maia, Valongo e Porto, prevendo-se o alargamento, no primeiro trimestre do próximo ano, aos doentes com esclerose múltipla e, posteriormente, a doenças oncológicas, medicamentos para transplante renal e hemofilia.

"Este projeto tem uma dimensão pedagógica sobre o VIH/Sida. Ajuda a normalizar a doença, desmistificando-a e quebrando o estigma, além de permitir o tratamento num ambiente mais informal”, disse o representante do Grupo de Activistas em Tratamento (GAT), Armando Guimarães.

O presidente da ANF, Paulo Cleto Duarte revelou que "o objetivo é que daqui a um ano esteja presente em todas as zonas do país”, uma visão partilhada pelo responsável do projeto do CHUSJ, Carlos Lima Alves, que sublinhou a existência de projetos similares em Lisboa e em Coimbra. "A nossa missão é melhorar a qualidade de vida dos utentes”, revelou.

A bastonária da OF, Ana Paula Martins, o presidente do CHUSJ, Fernando Araújo, e o presidente da Adifa, Diogo Gouveia, garantiram também o empenho das respetivas entidades para garantir o sucesso do projeto.

O Infarmed, enquanto autoridade reguladora para o setor, vai "avaliar os resultados e apresentar as conclusões ao Governo, logo no início do próximo ano”, disse o presidente do organismo, Rui Santos Ivo, explicando que pretende "criar um modelo standard para alargar o projeto a todos os distritos”.