Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Dois farmacêuticos na equipa reitoral da UC

01 Março 2019
Dois farmacêuticos na equipa reitoral da UC
Depois da eleição do farmacêutico Amílcar Falcão como reitor da Universidade de Coimbra, a 11 de fevereiro, foi conhecida a equipa reitoral que o acompanha no mandato 2019-2023, composta por dois pró-reitores e oito vice-reitores, entre os quais a farmacêutica Cláudia Cavadas, como vice-reitora com o pelouro da Investigação e 3.º Ciclo. O novo reitor e a sua equipa tomaram posse hoje, numa cerimónia realizada na Sala dos Grandes Atos (Sala dos Capelos) que contou com a presença da bastonária da Ordem dos Farmacêuticos.

No discurso de posse, Amílcar Falcão recordou os três pilares de missão nucleares que apresentou no seu programa de ação: o ensino, a investigação e os desafios societais, aos quais se junta a internacionalização.

"O nosso foco deve estar na produção de conhecimento interdisciplinar, de elevada qualidade, capaz de responder rápida e eficientemente aos desafios que a sociedade nos coloca”, afirmou.

O novo reitor destacou a importância de uma aposta firme na investigação e inovação, até pelo seu impacto na economia e na produtividade do país, e defendeu a valorização das pessoas, o diálogo, o reconhecimento e rejuvenescimento da academia e a comunicação intergeracional.

A posse do novo reitor foi conferida pelo professor decano da UC, Aníbal Traça de Almeida, da Faculdade de Ciências e Tecnologias.

Esta é a segunda vez que uma universidade portuguesa tem um reitor farmacêutico. A primeira foi também na UC, com Manuel Fernandes Costa como reitor interino em diferentes períodos entre 1919 e 1925.

É, contudo, a primeira vez que a equipa reitoral integra dois farmacêuticos. Entre os oito vice-reitores está a farmacêutica Cláudia Cavadas, professora auxiliar com agregação na Faculdade de Farmácia da UC, que assume o pelouro da Investigação e 3.º Ciclo.

Poderá consultar a composição e notas curriculares da equipa reitoral para o mandato 2019-2023 na página eletrónica da UC.