Dois farmacêuticos na nova composição do CNECV

08 Julho 2021
Dois farmacêuticos na nova composição do CNECV
A nova composição do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) inclui agora dois farmacêuticos: a atual bastonária, Ana Paula Martins, designada pela Ordem dos Farmacêuticos, e o bastonário Carlos Maurício Barbosa, que cumpriu dois mandatos à frente da OF, entre 2009 e 2016, agora eleito pela Assembleia da República.
Está formalmente concluído o processo de formação do novo CNECV, órgão consultivo independente para as questões éticas suscitadas pelo desenvolvimento científico.

A Deliberação da Assembleia da República n.º 13/2021, publicada em Diário da República a 8 de julho, define a composição do Conselho para o próximo mandato, com a duração de cinco anos.

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, e o seu antecessor, Carlos Maurício Barbosa, eleito pela Assembleia da República, representam a profissão farmacêutica num universo de personalidades de reconhecido mérito científico e profissional.

O Conselho integra ainda membros designados pelas Ordens dos Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Biólogos e Advogados e pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesa, Academia de Ciências de Lisboa, Conselho Médico Legal do Instituo Nacional de Medicina Legal e Fundação para  Ciência e Tecnologia.

A 11 de março, a Assembleia da República elegeu seis candidatos, quatro dos quais propostos pelo PS – Miguel Oliveira e Silva, Margarida Silvestre, Luís Duarte Madeira e André Dias Pereira – e os restantes propostos pelo PSD – Maria do Céu Patrão Neves e Carlos Maurício Barbosa

Por Resolução do Conselho de Ministros, foram ainda designados pelo Governo os médicos Rosalvo Almeida e Paula Pinto de Freitas, o sociólogo Boaventura Sousa Santos e a jurista Inês Fernandes Godinho.

No dia 21 de julho de 2021, tomaram posse perante Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República os Membros do VI Mandato do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (2021-2026).

Consulte a Deliberação n.º 13/2021, que aprova a nova composição do CNECV.

Créditos da imagem - Foto de Margarida Basto, julho de 2021.
© 2021. Arquivo Fotográfico da Assembleia da República.