Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

EAHP desenvolve ferramenta para auto-avaliação da implementação das Declarações Europeias da Farmácia Hospitalar

18 Janeiro 2018
EAHP desenvolve ferramenta para auto-avaliação da implementação das Declarações Europeias da Farmácia Hospitalar
A Associação Europeia de Farmacêuticos Hospitalares (EAHP) desenvolveu uma plataforma online que permite aos farmacêuticos hospitalares avaliar o estado de implementação nos seus serviços das Declarações Europeias da Farmácia Hospitalar, um conjunto de 44 declarações que estabelecem objetivos comuns para a prestação de serviços de farmácia hospitalar nos diferentes sistemas de saúde europeus. A nova ferramenta vai ser apresentada no próximo congresso da associação, nos dias 21 e 23 de março, em Gotemburgo.

Com esta iniciativa, a EAHP pretende dinamizar a concretização das declarações aprovadas em 2014, durante a Cimeira Europeia de Farmácia Hospitalar, que decorreu em Bruxelas, cuja redação contou com a participação de associações de países membros, organizações de doentes e de profissionais de saúde.

A nova ferramenta de auto-avaliação está disponível em inglês, espanhol, italiano, romeno, italiano e turco e será traduzida para outras oito línguas europeias nos próximos meses, entre as quais o português.

Além de aferir o nível de implementação nos respetivos hospitais, a plataforma fornece meios para identificar áreas que precisam ser melhoradas e disponibiliza um plano de ação individual que apoia a implementação de declarações individuais nos hospitais, fornecendo evidencia e outras fontes relevantes.

São também gerados relatórios anónimos que permitem às farmácias hospitalares comparar o progresso da implementação das declarações com outros hospitais.

Clique aqui para aceder à ferramenta de auto-avaliação da EAHP.