Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

EAHP recorda contributo dos farmacêuticos hospitalares no combate à pandemia

21 Julho 2022
EAHP recorda contributo dos farmacêuticos hospitalares no combate à pandemia
Durante a pandemia de COVID-19, os farmacêuticos hospitalares têm sido fundamentais para garantir a continuidade da terapêutica dos doentes em ambulatório hospitalar. O novo Relatório COVID-19 da Associação Europeia de Farmacêuticos Hospitalares (EAHP) descreve a forma como a associação e os seus membros contribuíram para o combate à pandemia em toda a Europa, dando ainda como exemplo o apoio às campanhas de vacinação, monitorização de ensaios clínicos e ações de farmacovigilância.

Os farmacêuticos hospitalares apoiaram também enfermeiros na preparação de medicamentos para unidades de cuidados intensivos e trabalharam em colaboração com médicos na revisão terapêutica, assegurando a melhor gestão terapêutica possível para os doentes COVID-19.

O relatório produzido pela associação que representa os farmacêuticos hospitalares europeus apresenta várias recomendações que podem apoiar a resposta em futuras ameaças e emergências de saúde pública.

As recomendações centram-se na necessidade de uma força de trabalho robusta no domínio dos cuidados de saúde, abordando temas como a escassez de medicamentos, a avaliação e comunicação prospetiva dos riscos, colaboração multidisciplinar, programas de especialização em farmácia e o reconhecimento do papel dos farmacêuticos hospitalares em equipas de cuidados interprofissionais e campanhas de vacinação.

Consulte o Relatório EAHP COVID-19 "Hospital Pharmacists fighting at the frontline for patients during the pandemic”.