Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

EMA e CE lançam guia de biossimilares para profissionais de saúde

29 Outubro 2019
EMA e CE lançam guia de biossimilares para profissionais de saúde
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) e a Comissão Europeia (CE) publicaram um guia informativo para profissionais de saúde sobre biossimilares e o quadro regulamentar em que estão inseridos. O guia foi elaborado por especialistas e organizações científicas da União Europeia em representação de médicos, enfermeiros, farmacêuticos e pacientes.

Os biossimilares são medicamentos com elevado grau de similaridade com medicamentos biológicos (medicamento de referência) a nível de estrutura, atividade biológica, perfil de eficácia, de segurança e de imunogenicidade. A União Europeia foi pioneira na regulamentação de medicamentos biossimilares, tendo aprovado a comercialização do primeiro em 2006.

O objetivo do guia é "facultar aos profissionais de saúde informações de referência, tanto de caráter científico como regulamentar, subjacentes à utilização dos biossimilares”, refere Guido Rasi, diretor executivo da EMA. "Uma vez que os profissionais de saúde estão na linha da frente dos cuidados prestados aos doentes, é essencial que estes tenham acesso a informações fiáveis sobre os referidos medicamentos”, acrescenta o dirigente.

Consulte aqui o Guia Informativo para Profissionais de Saúde.

A EMA e a CE publicaram ainda outros materiais informativos para pacientes e profissionais de saúde: