{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

EMA nomeou nova diretora executiva

02 Julho 2020
EMA nomeou nova diretora executiva
A farmacêutica irlandesa Emer Cooke foi nomeada como nova diretora executiva da Agência Europeia do Medicamento (EMA), sucedendo ao médico e professor italiano Guido Rasi, no cargo desde novembro de 2011. Cooke assume funções a 13 de julho, após a declaração à Comissão de Meio Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar do Parlamento Europeu.
Com uma lista restrita de candidatos, a escolha do Conselho de Administração da EMA recaiu sobre a farmacêutica irlandesa durante uma sessão virtual extraordinária realizada hoje, dia 25 de junho.

Emer Cooke é atualmente diretora do Departamento de Regulação e Pré-Qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, cargo que ocupa desde novembro de 2016. Nessa função, lidera o trabalho global da OMS sobre regulamentação de tecnologias de saúde, incluindo a pré-qualificação, fortalecimento de sistemas regulatórios e atividades de segurança. 

As suas funções abrangem também a garantia da qualidade, segurança, eficácia e desempenho das tecnologias em saúde, em estreita colaboração com os Estados membros e parceiros internacionais.

Com 30 anos de experiência em assuntos regulamentares internacionais, 18 dos quais em cargos de liderança, trabalhou na unidade farmacêutica da Comissão Europeia, entre 1998 e 2002, e na EMA, entre 2002 e 2016, onde ocupou os cargos de Chefe de Inspeções e Chefe de Assuntos Internacionais.

Emer Cooke é formada em farmácia pelo Trinity College, em Dublin, na Irlanda, e tem mestrados em Ciências e em Administração de Empresas.