{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Encontros da Primavera realçam valor farmacêutico em oncologia

16 Abril 2018
Évora recebeu, entre os dias 11 e 14 de abril, mais uma edição dos Encontros da Primavera Oncologia, um dos maiores eventos nacionais da área médica, com a participação de médicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais ligados à área da Oncologia. Durante o evento, foram realçadas as responsabilidades dos farmacêuticos nas equipas multidisciplinares de oncologia, numa sessão em que participaram cinco farmacêuticos hospitalares. Na abertura do evento, a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos destacou também as relações de afetos entre profissionais de saúde e doentes oncológicos.
A sessão solene de abertura teve uma conferência inaugural sobre "A importância da medicina narrativa na era da tecnologia”, a cargo de Isabel Fernandes, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que serviu de mote para as intervenções da presidente do Infarmed, Maria do Céu Machado, e da bastonária da OF, Ana Paula Martins.

A responsável da OF falou sobre a relação médico-doente, e com os profissionais de saúde em geral, lembrando valores humanísticos e a importância de um acompanhamento personalizado e de uma relação próxima com os doentes, escutando os seus problemas, as suas queixas e anseios, partilhando com eles o seu percurso no tratamento oncológico.

Ana Paula Martins insistiu também na abordagem transdisciplinar junto destes doentes e nos diferentes contributos de uma vasta equipa de profissionais de saúde para o sucesso terapêutico. Lembrou em especial os novos desafios que se colocam aos profissionais farmacêuticos da área da oncologia, como sejam o acompanhamento da inovação terapêutica e do desenvolvimento de cuidados nesta área, bem como na otimização da terapêutica, em estreita articulação com médicos e restante corpo clínico.

No segundo dia de trabalhos, a sessão sobre "O papel do farmacêutico na equipa multidisciplinar de oncologia” foi moderada pela diretora dos Serviços Farmacêuticos do Instituto Português de Oncologia do Porto, Florbela Braga, membro do Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar da OF. 

Nazaré Rosado, do Hospital da Luz, Cristina Soares, do Centro Hospitalar do Porto, Paulo Carinha, diretor dos Serviços Farmacêuticos do Hospital de São João, e Sebastião Ferreira da Silva, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, abordaram questões como a adesão à terapêutica, o controlo de qualidade, a segurança e os ensaios clínicos, num painel em que foi evidente o relevante contributo dos farmacêuticos para o sucesso das terapêuticas oncológicas.