EPSA entre as ONG distinguidas pela Comissão Europeia

28 Novembro 2017
EPSA entre as ONG distinguidas pela Comissão Europeia
A Associação Europeia de Estudantes de Farmácia (EPSA) foi uma das organizações não-governamentais (ONG) distinguidas com o Prémio de Saúde para ONG, atribuído anualmente pela Comissão Europeia. A edição deste ano reconheceu iniciativas que contribuíram para aumentar os índices de vacinação nos diferentes países europeus. Entre as 27 candidaturas, a campanha de consciencialização desenvolvida pela EPSA alcançou o terceiro lugar.

A par da EPSA, a Comissão Europeia distinguiu o projeto Immuno, da SloMSCI, uma organização de estudantes de Medicina da Eslovénia (1º lugar), e a associação Rede Nacional de Mediadores de Saúde (NNHM), da Bulgária (2º lugar), pelo trabalho na promoção da vacinação junto de comunidades desfavorecidas.

Em comunicado, a EPSA realça que a problemática da vacinação sempre foi uma das prioridades da organização, destacando o policy paper produzido em 2015, intitulado "Pharmacists delivered vaccination”, que serviu de base para a campanha desenvolvida no ano seguinte, e que foi agora reconhecida pela Comissão Europeia.

"A campanha alcançou 57.445 pessoas no Facebook, com 586 interações, teve 10.989 impressões no Twitter, com 308 interações, e o vídeo promocional teve 440 visualizações no YouTube. O artigo do blog recebeu mais 628 impressões e 20 interações. A campanha também foi divulgada através das nossas associações membros, atingindo o nível local. Foram organizados workshops e palestras conjuntas, com associações nacionais e locais envolvidas na campanha, com aproximação ao público para entrega de folhetos e conversas sobre vacinação”, refere o comunicado.

Os responsáveis da organização asseguram que continuação a desenvolver esforços para ajudar a cumprir a agenda da Comissão Europeia e aproximar os estudantes de Farmácia, e o público em geral, das prioridades e iniciativas da Comissão.

Clique aqui para mais informações sobre o EU EU Health Award for NGOs 2017.