{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Equipa ministerial completa

16 Outubro 2018
Equipa ministerial completa
Foram hoje conhecidos os nomes dos dois secretários de Estado que acompanham a nova ministra, Marta Temido, no Ministério da Saúde. O economista e presidente do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, Francisco Ramos, vai ser o novo secretário de Estado Adjunto e da Saúde; a médica de Saúde Pública e diretora do Programa Nacional para a Tuberculose, Raquel Bessa de Melo, assume a Secretaria de Estado da Saúde.

Francisco Ramos regressa, pela quinta vez, a um Ministério que bem conhece, depois de passagens durante os Governos socialistas liderados por António Guterres e José Sócrates. Substitui Fernando Araújo no cargo.

Exerceu pela primeira vez funções governativas, como secretário de Estado da Saúde, entre 1997 e 1999 e depois de 2001 a 2002. Voltou a integrar o Governo, em 2005, também como secretário de Estado da Saúde do então ministro Correia de Campos. Entre 2008 e 2009 passou a secretário de Estado Adjunto e da Saúde, desta vez com a ministra Ana Jorge.

Antes de assumir a presidência do IPO Lisboa, em 2012, foi presidente do conselho diretivo do Instituto Nacional de Administração, entre 2009 e 2012.

A médica Raquel Bessa de Melo é assistente Graduada Sénior de Pneumologia, mestre em Saúde Pública e Gestão e Economia de Serviços de Saúde e doutora em Saúde Pública. É professora auxiliar na Faculdade de Medicina e no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

Vem substituir Rosa Matos Zorrinho, no cargo há menos de um ano, e deixa a direção do Programa Nacional para a Tuberculose da Direção-Geral da Saúde, área de investigação a que tem estado mais ligada, sendo também vice-presidente da "Europe Region Officers of the International Union Against Tuberculosis and Lung Disease", e presidente do "Grupo de Tuberculose" da European Respiratory.