Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Estónia e Finlândia são os primeiros países europeus a partilhar dados de prescrição médica

24 Janeiro 2019
A Comissão Europeia emitiu um comunicado no início da semana anunciando os dois primeiros países da UE que estão a reconhecer prescrições eletrónicas: a Finlândia e a Estónia. Desta forma, os cidadãos Finlandeses poderão dirigir-se a uma farmácia na Estónia, e ter acesso à medicação prescrita pelo seu médico Finlandês. Esta iniciativa aplica-se a todas as prescrições eletrónicas prescritas na Finlândia, e às farmácias da Estónia que tenham assinado o acordo. A novidade desta iniciativa baseia-se no facto de que as prescrições eletrónicas são visíveis de forma eletrónica aos farmacêuticos do país que recebe a receita eletrónica, através da Infraestrutura de Serviços Digitais de Telemedicina, sem que o utente tenha que apresentar uma prescrição em formato papel.

Desta forma, estes dois países são assim pioneiros na troca de informação de saúde através da partilha eletrónica de dados clínicos dos utentes.
Segundo o comunicado de imprensa, 22 estados-membros da UE pertencem à rede de Infraestrutura de Serviços Digitais de Telemedicina, que se espera que iniciem a troca de prescrições eletrónicas e de dados dos utentes até ao fim de 2021. Destes, 10 países – entre os quais se inclui Portugal – poderão iniciar estas partilhas de dados até ao final do ano 2019.

Consulte aqui o Press Release.