Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Estratégia da Rede de Agências Europeias de Medicamentos em consulta pública

13 Agosto 2020
Estratégia da Rede de Agências Europeias de Medicamentos em consulta pública
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) e os chefes das agências nacionais de medicamentos nos países europeus desenvolveram uma estratégia conjunta para os próximos cinco anos, que se encontra disponível para consulta pública até 4 de setembro.

A proposta detalha a forma como a rede de agências europeias de medicamentos pode continuar a permitir o fornecimento de medicamentos seguros e eficazes, que atendam às necessidades da população face aos desafios colocados, como os desenvolvimentos cada vez mais acelerados na ciência, medicina, tecnologias digitais, globalização, bem como ameaças emergentes à saúde, como a pandemia covid-19.

A Estratégia da Rede Europeia de Agências de Medicamentos até 2025 descreve seis áreas prioritárias:

  • Disponibilidade e acessibilidade de medicamentos;
  • Análise de dados, ferramentas digitais e transformação digital;
  • Inovação;
  • Resistência antimicrobiana e outras ameaças emergentes à saúde;
  • Desafios da cadeia de suprimentos; e
  • Sustentabilidade da rede e a excelência operacional.

O documento identifica objetivos de alto nível e recomendações de apoio para cada uma destas áreas, que orientarão e darão forma aos planos de trabalho detalhados da EMA e das autoridades nacionais competentes nos Estados-Membros da União Europeia nos próximos cinco anos.

O projeto de estratégia foi desenvolvido em consulta com a Comissão Europeia (CE) e os temas Esta estratégia tem em consideração as prioridades da Comissão em matéria de medicamentos e está alinhada com o roteiro para a estratégia farmacêutica europeia. As lições aprendidas com a pandemia da COVID-19 foram igualmente incorporadas.

Todas as partes interessadas, incluindo membros do público, podem fornecer comentários sobre o documento de estratégia preliminar até 4 de setembro de 2020, através de um questionário online.

Após a consulta pública, os comentários das partes interessadas e do público serão analisados ​​e considerados na versão final do documento.

Consulte o documento "European medicines agencies network strategy to 2025" e participe na consulta público através do questionário disponível em EUSurvey.

Pode ler o comunicado integral na página online de EMA.