Estudantes ajudam farmácias e laboratórios a responder ao aumento de testes à COVID-19

05 Julho 2021
Jovens estudantes de Ciências Farmacêuticas vão apoiar as farmácias e laboratórios de análises clínicas espalhados pelo país na realização de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional à população.

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) reativou a sua Bolsa de Voluntários para recrutar jovens estudantes do 4.º e 5.º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticos, que vão apoiar os futuros colegas face ao aumento de TRAg de uso profissional realizados nestas unidades de saúde.

A estratégia nacional de testagem contra o SARS-CoV-2 envolve agora a comparticipação integral dos TRAg de uso profissional realizados em farmácias e laboratórios clínicos. O Governo e as autoridades de saúde pretendem assim afastar eventuais constrangimentos financeiros dos utentes à realização destes testes, cujos resultados ficam disponíveis no Certificado Digital COVID da UE, para circulação e mobilidade no território nacional e em viagens nos países europeus.

A medida tem natural impacto no volume de testes que são diariamente realizados pelos portugueses nas farmácias e laboratórios de análises clínicas, pelo que a OF, com o apoio das associações setoriais e de estudantes de Ciências Farmacêuticas, volta a dinamizar a sua Bolsa de Voluntários, procurando assim garantir o apoio necessário ao número crescente de solicitações e tarefas associadas à prestação deste serviço.

A iniciativa foi coordenada com a Task Force para a promoção do "Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem em Portugal” e prevê o envolvimento dos voluntários em atividades de apoio e suporte ao serviço realizado por farmacêuticos, desde o agendamento de testes à comunicação de resultados às autoridades. Em muitos casos, esta ação de voluntariado dos jovens estudantes constitui também o seu primeiro contacto com atividade profissional farmacêutica nos ramos da Farmácia Comunitária e das Análises Clínicas.

As farmácias e laboratórios de análises clínicas devem contactar as respetivas associações setoriais e manifestar a disponibilidade e interesse em receber os voluntários. Estas associações garantem também os encargos com os seguros de risco contra danos pessoais e de responsabilidade civil dos voluntários, enquanto as farmácias e laboratórios retribuem os voluntários com os valores relativos aos subsídios de alimentação e transporte.

A OF assume a gestão e distribuição dos recursos, consoante as necessidades identificadas e a respetiva área geográfica.

Desde a sua constituição, em março do ano passado, a Bolsa de Voluntários da OF tem vindo a responder a inúmeras solicitações de farmácias e diversos serviços farmacêuticos hospitalares, apoiando, por exemplo, a entrega de medicamentos em proximidade, bem como a atividade da Linha de Apoio ao Farmacêutico, criada pela OF e pelas associações setoriais para responder a dúvidas e questões dos farmacêuticos no âmbito da pandemia de COVID-19.

A OF apela agora à disponibilidade dos futuros farmacêuticos para apoiar os colegas na concretização de mais uma medida de reforço do controlo da pandemia de COVID-19.

A inscrição na Bolsa de Voluntários demonstra, fundamentalmente, um enorme sentido cívico, carácter altruísta e a disponibilidade para ajudar o país, os futuros colegas e os portugueses no combate a uma pandemia que insiste em resistir.

Ajude os nossos colegas a ajudar os portugueses.

Inscreva-se na Bolsa de Voluntários.
Consulte o Regulamento.

>> Formulário de Inscrição na Bolsa de Voluntários da Ordem dos Farmacêuticos