Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Estudo britânico mostra valor do acompanhamento farmacêutico na terapêutica anticoagulante

01 Março 2018
Estudo britânico mostra valor do acompanhamento farmacêutico na terapêutica anticoagulante
A terapêutica anticoagulante produz melhor resultados em doentes acompanhados nas farmácias comunitárias, revela um estudo promovido pela Boots UK e pela Universidade de Brighton, no Reino Unido, publicado no boletim do BMC Health Service Research. O trabalho analisou a utilização de varfarina por doentes seguidos nas farmácias comunitárias, entre 2009 e 2016, evidenciando benefícios dos cuidados farmacêuticos na terapêutica anticoagulante, quer ao nível dos resultados clínicos alcançados, quer na experiência de utilização do serviço pelos doentes.

Os investigadores analisaram dados de doentes seguidos em programas de monitorização da terapêutica anticoagulante implementados 17 farmácias. Estes utentes tinham até então necessidade de deslocações regulares ao hospital, para medição do Índice Internacional Normalizado (INR), um serviço disponibilizado agora em várias farmácias comunitárias.

Os doentes com problemas de coagulação sanguínea acompanhados nas farmácias excederam os objetivos terapêuticos, com 65,4% das medições do INR dentro da margem terapêutica e uma percentagem de tempo dentro da margem terapêutica de 72,5%, face aos objetivos de 60% e 70%, respetivamente.

Este trabalho demonstrou também a satisfação dos utentes com o serviço prestado nas farmácias, com mais de 98,6% a classificarem o serviço como bom, muito bom ou excelente.