Farmacêutica Teresa Luciano vai ser Secretária Regional da Saúde dos Açores

01 Julho 2019
Farmacêutica Teresa Luciano vai ser Secretária Regional da Saúde dos Açores
A farmacêutica Maria Teresa da Silveira Bretão Machado Luciano, presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, vai ser a próxima Secretária Regional da Saúde, substituindo Rui Duarte Luís, que deixa o cargo por motivos pessoais. A informação foi avançada pelo gabinete do presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, que já transmitiu a nomeação ao Representante da República para a região.

Teresa Luciano assume a pasta da Saúde no Governo Regional dos Açores, após 18 meses na presidência do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel. Já antes, entre 2006 e 2008, tinha assumido a presidência da Saudaçor.

Entre estas duas experiências na região autónoma dos Açores, assumiu funções como vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve, estrutura constituída pelos hospitais de Faro, Portimão e Lagos, e foi também diretora executiva dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Oeste Norte e da Amadora.

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pelas Faculdade de Farmácia da Universidade Lisboa, em 1990, Teresa Luciano possui também experiência como coordenadora do projeto Medicamentos Genéricos do Infarmed, entre 2001 e 2002. Foi também conselheira do diretor geral do Serviço Autónomo dos Medicamentos e Equipamentos da Saúde, em Díli, Timor, e integrou o Departamento Internacional do Grupo Tecnimede, com responsabilidades nas normas de abertura da fábrica de medicamentos oncológicos em Marrocos e na abertura da Tecnimede na Colômbia.