Farmacêuticos açorianos vão ter sede regional

27 Outubro 2017
Farmacêuticos açorianos vão ter sede regional
Os farmacêuticos da Região Autónoma dos Açores vão ter uma nova casa. A partir da próxima segunda-feira, dia 30 de outubro, a Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Farmacêuticos (OF) terá instalações próprias, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, onde está igualmente sedeada a Secretaria Regional da Saúde.

O novo espaço situa-se numa das principais artérias da cidade, respondendo a uma carência identificada há vários anos pelos farmacêuticos açorianos. A nova sede da Delegação Regional dos Açores irá acolher os serviços administrativos da OF a nível local e disponibilizar um espaço para encontros e reuniões com farmacêuticos, autoridades e parceiros sociais.

A inauguração oficial do edifício, agendada para esta segunda-feira, dia 30 de outubro, pelas 10:30 horas, contará com as presenças do Secretário Regional da Saúde, Rui Duarte Luís, da Diretora Regional de Saúde, Tânia Cortez, da Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA-OF), Ema Paulino, e da Presidente da Delegação Regional dos Açores da OF, Margarida Martins.

No mesmo dia, será também oficialmente lançado na Região Autónoma dos Açores o projeto Geração Saudável, projeto de promoção e educação para a saúde nas escolas dinamizado pela OF. O projeto será implementado no Agrupamento de Escola Básica Integrada de Angra de Heroísmo, nos dias 30 e 31 de outubro, onde se prevê a formação de mais de 150 alunos e 10 professores.

Iniciado em 2012 pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF), o projeto Geração Saudável tem como objetivos primordiais educar e estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias, dar a conhecer a importância da prevenção em saúde e integrar os diversos profissionais de saúde, estabelecendo uma colaboração mútua na educação dos jovens. O projeto visa também a valorização do papel do farmacêutico na sociedade, como interveniente ativo no âmbito da saúde pública, através da realização de ações de formação dinâmicas e versáteis.

Ao longo destes cinco anos, a Geração Saudável contactou já com mais de 60.000 alunos e 2.500 professores de várias escolas do país.