Farmacêuticos comemoram 40 anos do SNS

28 Outubro 2019
Farmacêuticos comemoram 40 anos do SNS
Os farmacêuticos portugueses vão celebrar os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"Saúde para Todos” é a mensagem central de um evento que vai reunir esta quinta-feira, no Porto, profissionais das mais diversas competências, cidadãos portadores de doença, cuidadores, dirigentes e responsáveis da área da Saúde para refletir sobre o passado, o presente e o futuro daquela que é unanimemente considerada a maior conquista da democracia portuguesa: o nosso Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A Ordem dos Farmacêuticos assume a coordenação da organização deste evento, em que estão também envolvidas várias outras organizações ligadas ao setor farmacêutico e representantes dos cidadãos e doentes: Associação de Distribuidores Farmacêuticos (Adifa) Associação de Farmácias de Portugal (AFP) Associação Nacional das Farmácias (ANF) Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH), Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF), MAIS PARTICIPAÇÃO melhor saúde e Plataforma Saúde em Diálogo.

O evento inicia-se com o uma conferência do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, Fernando Araújo, com o tema "SNS 40 Anos. E Agora?”. Seguem-se depois duas painéis de debate com a participação de representantes dos doentes, profissionais de saúde, administradores hospitalares e dirigentes associativos.

O evento termina com a lançamento do livro "Roteiros Farmacêuticos”, em que se retratam as várias visitas e contactos da bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, durante o seu primeiro mandato, com centenas de farmacêuticos espalhados pelo país, e de múltiplas áreas profissionais, bem como com inúmeros utentes dos serviços de saúde, que tornam evidente a importante função social destes profissionais no sistema de saúde.

Consulte o Programa para mais informações.