Farmacêuticos de todo o mundo em reflexão sobre a pandemia de covid-19

24 Setembro 2020
Farmacêuticos de todo o mundo em reflexão sobre a pandemia de covid-19
A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) organiza, entre 4 a 25 de setembro, o seu primeiro evento estritamente digital, com o tema “Living and Learning through the Covid-19 Pandemic – Global Reflections”, durante o qual foi prestada homenagem a todos os farmacêuticos que faleceram por covid-19 desde o início da pandemia. As organizações membro aprovaram também uma campanha de recolha de fundos para a reconstrução de 20 farmácias libanesas que foram destruídas pela explosão no porto de Beirute, no passado mês de agosto.
A intervenção do presidente da FIP, Dominique Jordan, na abertura do evento, focou o papel verdadeiramente global que os farmacêuticos estão a desempenhar na luta contra a pandemia de covid-19, evidenciando a expansão da prática profissional, a solidariedade e a partilha entre os farmacêuticos que foi experienciada durante os últimos meses.

Durante esta cerimónia foi também realçado o trabalho desenvolvido pela FIP e pelas suas organizações membro na emissão de orientações técnicas e referenciais de atuação.

Vários farmacêuticos portugueses integram as diferentes sessões promovidas ao longo de quase um mês de evento, muitas das quais gratuitas, transmitidas através da página eletrónica da FIP.

A Ordem dos Farmacêuticos (OF), através do Centro de Informação do Medicamento, submeteu um póster sobre as "Atividades do Centro de Informação do Medicamento da Ordem dos Farmacêuticos: 1984-2020", assim como dois pósteres sobre "Educação e Promoção para a Saúde em contexto escolar: Projeto Geração Saudável" e "Formação online para cidadãos em Prevenção e Promoção em Saúde", ambos da autoria da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas.

Todos os resumos podem ser consultados na Revista Pharmacy Education.

A OF marcou também presença no início dos trabalhos do evento, designadamente no Fórum Regional das Américas e no Fórum Regional Africano, alinhado com o plano de cooperação em língua portuguesa na área farmacêutica.