Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmacêuticos e médicos enviam contributo conjunto para revisão do Manual de Boas Práticas Laboratoriais

20 Agosto 2019
A Ordens dos Farmacêuticos e dos Médicos pronunciaram-se recentemente sobre a proposta de Manual de Boas Práticas Laboratoriais elaborada pelo Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge. O parece conjunto destas Ordens profissionais assenta num trabalho desenvolvido pelos respetivos Colégios de Especialidade (Análises Clínicas e Genética Humana, no caso dos farmacêuticos; Patologia Clínica, no caso dos médicos), que se iniciou há mais de um ano e levou à apresentação, em julho do ano passado, de uma proposta conjunta para atualização deste referencial.
Os farmacêuticos analistas clínicos e os médicos patologistas clínicos destacam a relevância do documento para a garantia da qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios de análises clínicas.
 
A evolução do setor, o desenvolvimento tecnológico, a evolução da prática profissional e da organização do sistema de saúde justificam a revisão de um referencial datado de 2001, entendem as duas Ordens, ao que acresce o facto deste Manual se revelar também como documento estruturante para o  processo de licenciamento destas unidades de saúde, pilares fundamentais do sistema de saúde Português.