Farmacêuticos espanhóis apresentam propostas para vacinação

14 Janeiro 2021
Farmacêuticos espanhóis apresentam propostas para vacinação
O Conselho Geral dos Colégios Oficiais de Farmacêuticos de Espanha (CGCOF) enviou às autoridades regionais de saúde, através dos Conselhos Autónomos e dos Colégios Provinciais, um conjunto de ações destinadas a cooperar e garantir o maior sucesso possível na campanha de vacinação contra a covid-19.
A primeira destas ações refere-se à informação, face ao volume de notícias produzidas sobre a vacina e impacto na confiança dos cidadãos. O CGCOF colocou à disposição das autoridades a rede de mais de 22.000 farmácias espanholas, como pontos de informação seguros, lançando um programa de capacitação para farmacêuticos sobre a vacinação contra covid-19 e disponibilizando as informações preparadas pelo Ministério da Saúde para toda a rede de farmácias.

A autoridade reguladora da profissão farmacêutica em Espanha também se disponibilizou a estabelecer, em conjunto com as autoridades regionais, programas de adesão e de acompanhamento das diretrizes de vacinação, principalmente aquelas que requerem duas doses.

A terceira medida diz respeito à participação dos farmacêuticos nas ações de farmacovigilância. Dada a capilaridade na distribuição de farmacêuticos e a sua formação especializada, o Conselho entende que a profissão desempenha um papel estratégico na garantia da monitorização dos aspetos relacionados com a segurança deste tipo de vacinas, face até à sua experiência e colaboração regular em programas específicos de farmacovigilância.

Mais informações na página do CGCOF.