{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Farmacêuticos finlandeses listam medicamentos mal utilizados pelos utentes das farmácias

08 Fevereiro 2018
Farmacêuticos finlandeses listam medicamentos mal utilizados pelos utentes das farmácias
A Associação de Farmácias Finlandesas efetuou um inquérito junto de mais de 700 farmacêuticos para perceber quais os medicamentos que estes consideram ser mal utlizados ou que são alvo de abuso pelos utentes. Metade dos inquiridos são confrontados com situações de má utilização de medicamentos com uma periodicidade semanal e um em cada quatro farmacêuticos testemunham esta realidade, pelo menos, uma vez por dia. A associação considera que há ainda um importante trabalho a realizar junto da população no domínio da informação sobre medicamentos.

Entre as principais conclusões deste trabalho está o facto de os utentes serem menos cuidadosos na compra de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica do que com medicamentos de prescrição médica obrigatória, o que denota um desconhecimento sobre os efeitos e riscos associados à sua utilização, reforçando-se assim a importância do aconselhamento farmacêutico no momento da dispensa.

O estudo indica ainda que alguns consumidores utilizam medicamentos durante longos períodos de tempo, quando a sua utilização está indicada apenas para situações agudas.

Algumas farmácias adotaram uma postura proativa em relação a este problema, mantendo alguns dos medicamentos fora das prateleiras.

O estudo identificou os nove medicamentos que são frequentemente mal utilizados: medicamentos para a tosse, para as náuseas e vómitos, analgésicos, descongestionantes nasais, laxantes, loções de cortisona, pomadas com agentes antimicrobianos e medicamentos com ácido acetilsalicílico.