Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmacêuticos hospitalares com acesso ao registo clínico eletrónico dos utentes

26 Setembro 2019
Farmacêuticos hospitalares com acesso ao registo clínico eletrónico dos utentes
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) assinam hoje um protocolo de colaboração que vai permitir definir o processo de acesso dos farmacêuticos hospitalares ao registo clínico eletrónico dos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente à consulta e comunicação de informações essenciais à sua atividade assistencial.

O acordo é assinado pela bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Ana Paula Martins, e pelo presidente dos SPMS, Henrique Martins, durante a Sessão Solene comemorativa do Dia Nacional do Farmacêutico.

Nos termos deste protocolo, fica previsto o acesso e a utilização por farmacêuticos hospitalares do SClínico Hospitalar, e demais sistemas de informação complementares, no âmbito da sua atividade.

O SClínico Hospitalar é um sistema de informação desenvolvido pelos SPMS, que visa proceder à uniformização do registo clínico eletrónico, de forma a normalizar a informação clínica recolhida nas várias instituições de saúde, permitindo o acesso e sistematização de informação clínica do utente.

O acesso aos sistemas de informação clínicos por parte de farmacêuticos, em contexto multidisciplinar, visa, por outro lado, a otimização da utilização do medicamento e demais tecnologias de saúde.

O acesso à informação clínica revela-se essencial para evitar possíveis erros de medicação, através da verificação de interações medicamentosas, posologias e frequências (efetividade e segurança), a determinação de parâmetros farmacocinéticos e o estabelecimento de esquemas posológicos individualizados.

O acordo assinado entre a OF e os SPMS prevê também a disponibilização de informação adequada e a capacitação dos profissionais de saúde, designadamente no desenvolvimento de competências digitais e no âmbito da cibersegurança e segurança da informação, enquanto ferramentas essenciais para garantir melhorias sustentáveis e significativas na segurança dos cuidados de saúde e a redução do risco de danos desnecessários associados aos mesmos.