Farmacêuticos iniciam novo roteiro pelos Açores

18 Setembro 2018
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Ana Paula Martins, inicia amanhã (quarta-feira), dia 19 de setembro, mais um Roteiro Farmacêutico na Região Autónoma dos Açores, que desta feita passará pelas ilhas Terceira, Graciosa, Flores, Faial e São Miguel. A visita ao arquipélago termina na sexta-feira, dia 21, ao final do dia, após uma Sessão de Debate com farmacêuticos e outros profissionais de saúde açorianos, sobre o uso seguro dos medicamentos e literacia em saúde, naquela que será a primeira iniciativa organizada pela OF no âmbito das comemorações do Dia do Farmacêutico 2018, que se assinala a 26 de setembro.

Tendo como ponto de partida a ilha Terceira, onde se situa sede regional da OF nos Açores, a comitiva da Ordem parte logo no dia 19, em direção à Graciosa, onde estão previstas visitas à Unidade de Saúde de Ilha (USI) e à única farmácia na ilha.

No dia seguinte, a 20 de setembro, os dirigentes da OF deslocam-se às Flores, para visitar também a respetiva USI e a farmácia local, com dois Postos de Medicamentos: um nas Lajes das Flores; o outro na ilha do Corvo.

Após uma breve passagem pelo Faial, os responsáveis da OF dirigem-se para São Miguel, onde ao início do dia 21 (sexta-feira) visitam a USI de São Miguel, cuja presidência do Conselho de Administração é atualmente assumida pela farmacêutica Teresa Luciano.

A terminar este terceiro Roteiro Farmacêutico na Região Autónoma dos Açores, a OF, através da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas e da Delegação Regional dos Açores, organiza em Ponta Delgada, no Hotel VIP Executive, a primeira ação integrada no programa das comemorações do Dia do Farmacêutico 2018.

A Sessão de Debate "Segurança na Utilização dos Medicamentos e Literacia em Saúde: Profissionais de Saúde e Cidadãos” pretende avaliar oportunidades de melhoria associadas a esta temática. Com início a partir das 17 horas, o evento contará com a presença da Diretora Regional da Saúde, Tânia Cortez, estando também prevista, no final da sessão, a entrega de Medalhas de Honra da OF, uma das mais altas distinções atribuídas pela instituição que representa os farmacêuticos portugueses.

A acompanhar a bastonária da OF nesta visita à Região Autónoma dos Açores estão a presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, Ema Paulino, o presidente de Secção Regional do Norte, Franklim Marques, e a presidente da Delegação Regional dos Açores, Ana Margarida Martins.