Farmacêuticos na Convenção Nacional da Saúde

06 Junho 2018
Farmacêuticos na Convenção Nacional da Saúde
A Convenção Nacional da Saúde tem início amanhã, em Lisboa. A Ordem dos Farmacêuticos é uma das entidades que integra o Conselho Superior desta iniciativa, que visa definir a agenda da Saúde para a próxima década. Além da bastonária, vários outros farmacêuticos participam no evento na qualidade de oradores, moderadores e comentadores em diferentes painéis. O objetivo central passa por ajudar a criar um pacto de regime para a área da Saúde, que contemple, entre outras matérias, um consenso em torno do financiamento do setor.

O presidente da comissão organizadora, Eurico Castro Alves, acredita que há condições para se estabelecer um "pacto nacional para a saúde”, como tem sido advogado pelo Presidente da República, e considera incontornável a discussão sobre o financiamento do setor, nomeadamente a necessidade de orçamentos plurianuais, uma ideia que já foi defendida pelas Ordens profissionais ligadas à área da Saúde.

"Envolvemos muita gente nesta discussão e temos cerca de 90 instituições fortes da saúde, como todas as ordens profissionais, hospitais públicos e privados, associações de doentes e também o setor social”, referiu Eurico Castro Alves, em declarações à agência Lusa.

O ex-presidente do Infarmed admite "interesses muitas vezes conflituantes” no setor, mas acredita ser possível "pôr de lado as diferenças e olhar para o que pode servir de base a um compromisso futuro”.

"Temos um Serviço Nacional de Saúde (SNS) que todos valorizamos e que queremos estimar”, exemplificou.

O programa da Convenção Nacional da Saúde prevê a participação mais de uma dezena de farmacêuticos em diferentes sessões e painéis de debate, em especial durante as conferências temáticas simultâneas, que decorrem durante a tarde do primeiro dia de trabalhos.

DIA 7 | 15h00 | Conferência 1 | Público. Privado. Social: A Complementaridade do Sistema de Saúde como um ganho para o Utente
Comentador: Diogo Gouveia | Presidente da Associação de Distribuidores Farmacêuticos (Adifa)

DIA 7 | 15h00 | Conferência 2 | A Revisão da Lei de Bases da Saúde
Orador:
Clara Carneiro | Farmacêutica
Comentador: Manuela Pacheco | Presidente da Associação de Farmácias de Portugal (AFP)

DIA 7 | 15h00 | Conferência 3 | A Inovação em Saúde: Acesso e Equidade
Presidente: Ana Paula Martins | Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos
Orador: Hélder Mota Filipe | Presidente do Conselho para a Cooperação da Ordem dos Farmacêuticos

DIA 7 | 17h00 | Conferência 5 | Desafio Demográfico: Políticas de Natalidade e Envelhecimento Ativo
Moderador:
Franklin Marques | Presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Farmacêuticos

DIA 7 | 17h00 | Conferência 7 | O Valor Económico da Saúde
Orador:
Antonieta Lucas | Presidente da Associação Portuguesa de Dispositivos Médicos (Apormed)
Comentador: Carlos Maurício Barbosa | Professor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto / Ex-Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos

DIA 7 | 17h00 | Conferência 8 | Recursos Humanos na Saúde: Formação, Motivação e Liderança
Comentador:
João Norte | CEO da Health Market Research (HMR) International

DIA 7 | 17h00 | Conferência 9 | O amanhã somos nós
Moderador:
Pedro Barata | Farmacêutico e Médico - Universidade Fernando Pessoa
Orador: João Tiago Teixeira | Presidente da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF)

DIA 8 | 09h30 | Sessão de abertura
Paulo Duarte | Presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF)

DIA 8 | 10h00 | Apresentação das Conclusões das Conferências Temáticas
Ana Paula Martins | Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos

Consulte o programa completo e efectue a sua inscrição no evento.