Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmacêuticos no programa Vacinação SNS Local

20 Setembro 2022
Farmacêuticos no programa Vacinação SNS Local
O Ministério da Saúde disponibilizou cerca de 20 mil vacinas da gripe do contingente do SNS para administração gratuita nas farmácias comunitárias, através do programa Vacinação SNS Local. A campanha arranca a 28 de setembro e adesão das farmácias é voluntária – decorre até 22 de setembro –, estando convencionado um valor fixo para comparticipação do serviço de administração da vacina da gripe.

As vacinas do contingente do SNS são exclusivamente destinadas a pessoas com mais de seis meses e menos de 65 anos, com patologias crónicas ou outras condições incluídas na Norma da Direção-Geral da Saúde.

Todas as farmácias que cumpram os requisitos técnicos para a vacinação e que realizem os registos da sua administração no Registo de Saúde Eletrónico estão elegíveis para a prestação deste serviço.

Além das vacinas reservadas pelo Ministério da Saúde – cerca de dois milhões de doses –, as dispõem de um contingente privado com mais de 800 mil doses da vacina para administração à população.  

A Ordem dos Farmacêuticos atribui a competência farmacêutica para administração de vacinas e medicamentos injetáveis, que deve ser renovada em períodos de cinco anos, estando a sua validade também condicionada à validade da formação complementar em Suporte Básico de Vida. 


Consulte aqui (SRC-OF), aqui (SRN-OF) e aqui (SRSRA-OF) os Cursos de Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis disponíveis.