Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmacêuticos querem mais debate sobre projetos de lei da eutanásia

20 Fevereiro 2020
Farmacêuticos querem mais debate sobre projetos de lei da eutanásia

A Assembleia da República delibera hoje sobre os cinco projetos de lei que versam a morte medicamente assistida, apresentados pelos Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Partido das Pessoas, Animais e Natureza, Partido Ecologista "Os Verdes” e Iniciativa Liberal.

É verdade que a temática da discussão sobre a cidadania em fim de vida tem sido debatida no seio da sociedade portuguesa ao longo dos últimos anos.  Aliás, em 2017, o Conselho Nacional de Éticas para as Ciências da Vida (CNECV) realizou onze debates nacionais, de norte a sul do País, convocando a sociedade para esta discussão, com a presença de políticos, filósofos, constitucionalistas, profissionais de saúde, representantes de pessoas que vivem com doença, entre outros especialistas. Mas também é verdade, que este mesmo Conselho, tendo por base a auscultação e a interpretação do caminho que trilhou, deu o seu parecer negativo às cinco iniciativas legislativas a debate na Assembleia da República. 

A Ordem dos Farmacêuticos teve também a oportunidade de participar nestas discussões promovidas pelo CNECV, particularmente focadas numa posição de princípio sobre a prática de eutanásia no nosso país. Se boa parte dos portugueses têm, por isso, uma posição fundamentada sobre o assunto, o mesmo não se poderá dizer sobre o teor das iniciativas legislativas agora em discussão no Parlamento. E é esta a matéria de facto.

Por essa razão, a Ordem dos Farmacêuticos considera que a sociedade precisa conhecer melhor os termos dos projetos de lei em apreciação e as suas diferenças. Entendemos que este debate não foi feito e que a matéria legislativa em apreço que verte este tema tão complexo dos ângulos do final da vida não deve ser refém de pressas injustificáveis.

Apesar das legítimas convicções individuais, também o debate no seio da profissão farmacêutica, enquanto profissionais de saúde muitas vezes envolvidos na prestação de cuidados paliativos, carece de maior profundidade, muito particularmente sobre as propostas de diplomas e sobre um eventual referendo aos portugueses sobre esta matéria.