Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmacêuticos querem mais informação profissional relevante

01 Junho 2021
A Ordem dos Farmacêuticos realizou um inquérito aos farmacêuticos para conhecer os seus hábitos e preferências de informação sobre matérias de índole profissional e para avaliar os suportes e plataformas de comunicação da instituição. Os resultados revelam o interesse dos farmacêuticos por informações relevantes para a sua atividade profissional e a preferência por comunicações eletrónicas e plataformas digitais.

A esmagadora maioria dos farmacêuticos consulta assiduamente informação relevante para a sua atividade profissional ­– quase metade todos os dias e cerca de 40% todas as semanas. A maioria aponta ainda a "Internet”, os "Centros de Informação sobre Medicamentos” e as "Bases de Dados Científicas” como principais fontes de informação.

Além dos hábitos e preferências de informação dos farmacêuticos, o inquérito promovido pela OF entre o final de 2020 e o início de 2021 pretendeu também registar a opinião sobre os suportes e plataformas de comunicação da instituição. Cerca de 90% dos farmacêuticos revelam interesse nas informações veiculadas pela OF e gostariam de receber mais informações relevantes para a sua atividade profissional, de preferência por via eletrónica (email).

A revista, websites, newsletters e redes sociais da OF foram avaliadas pelos participantes, apresentando comentários e sugestões que serão avaliados na implementação de projetos futuros. Entre os conteúdos mais valorizados pelos farmacêuticos estão os alertas de qualidade e segurança, a informações oficial da OF (comunicados, pareceres, normas profissionais) e os eventos e formações ligadas à sua atividade setor. Na mesma linha, as formações e o apoio/assistência online são as funcionalidades/serviços mais referidos.

A generalidade dos inquiridos mostra-se satisfeito com a comunicação da OF. O inquérito realizado online entre os dias 23 de dezembro de 2020 e 31 de janeiro de 2021 registou 549 respostas com uma distribuição etária homogénea (exceto na faixa etária acima dos 65 anos) e uma distribuição geográfica e profissional proporcional à realidade dos membros OF, em que cerca de metade são respostas de membros da região "Sul” e quase 70% são farmacêuticos comunitários.

Clique para consultar os resultados completos do inquérito.