Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmácia Latina debateu a atualidade farmacêutica

10 Outubro 2019
Farmácia Latina debateu a atualidade farmacêutica
O consórcio informal que congrega representantes dos farmacêuticos e farmácias comunitárias de Portugal, Espanha, França e Itália, a Farmácia Latina, reuniu nos dias 7 e 8 de outubro, em Verona, Itália, para discutir vários assuntos relacionados com a prática farmacêutica.
Este ano, os países participantes apresentaram os desenvolvimentos da atividade farmacêutica no plano profissional e económico, bem como o panorama atual das falhas de abastecimento de medicamentos.

Ema Paulino, da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos, apresentou as recomendações do estudo da Autoridade da Concorrência e da OCDE sobre a regulamentação das profissões liberais autorreguladas. Duarte Santos, da Direção da Associação Nacional das Farmácias e presidente eleito do PGEU para 2020, apresentou a perspetiva das farmácias comunitárias portuguesas nos cuidados de saúde baseados em valor (Value Based Health Care).

Do painel de palestrantes fizeram ainda parte representantes das associações de farmacêuticos e de farmácias de Espanha, França e Itália, que falaram sobre os principais desafios referentes à prática farmacêutica. Os representantes de França reportaram os recentes desenvolvimentos relativos às falhas de abastecimento de medicamentos na Europa, alterações na legislação em saúde, a comparticipação de medicamentos, a evolução
da teleSaúde em farmácia comunitária, os testes rápidos de orientação de diagnóstico na Angina e o serviço de vacinação.

Por seu lado, os colegas italianos apresentaram os novos serviços de telemedicina e monitorização da fibrilhação auricular, assim como os recentes desenvolvimentos na distribuição direta de medicamentos nos estabelecimentos públicos.

De Espanha foram apresentadas as novas ferramentas para a implementação e desenvolvimentos de serviços farmacêuticos, assim como a reformulação da estrutura da autoridade reguladora da profissão farmacêutica nacional, respondendo às necessidades atuais do setor.

O evento contou ainda com uma apresentação por parte do PGEU, sobre as prioridades da União Europeia no horizonte temporal 2019-2024, assim como as oportunidades de financiamento de diversos projetos.

A próxima reunião anual da Farmácia Latina terá lugar em 2020, em Espanha.