Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmácias de Loures vacinaram 9.500 utentes

13 Janeiro 2020
Farmácias de Loures vacinaram 9.500 utentes
O projeto-piloto desenvolvido pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) e Direção-Geral da Saúde, em parceria com as farmácias do concelho de Loures, permitiu a vacinação contra a gripe de cerca de 9.5000 pessoas com mais de 65 anos, um aumento de 25% em relação à população vacinada em 2018.

Até final do mês, as farmácias estimam administrar as 10 mil doses de vacinas de gripe cedidas gratuitamente pela DGS, ao abrigo desta parceria.

Os utentes inseridos nos grupos prioritários podem ser vacinados nas mesmas condições do que seriam nos centros de saúde, de forma gratuita e sem necessidade de apresentação de receita médica.

Em visita a uma farmácia em Frielas, no concelho de Loures, o presidente da autarquia local, Bernardino Soares, realçou que o aumento do número de utentes vacinados "comprova o papel que as farmácias podem ter, em todo o país, na disponibilização de serviços complementares e adicionais ao que já se faz no SNS, sobretudo em matérias, como a gripe, onde o alargamento do acesso à prevenção tem um efeito enorme na Saúde Pública”.

Bernardino Soares revelou ainda que a população de Loures tem "beneficiado da dinâmica das farmácias do concelho e do facto de podermos ter muito mais gente vacinada do que teríamos se não fosse esta iniciativa”, manifestando disponibilidade para "continuar a trabalhar para alargar essa capacidade de resposta, nesta e noutras áreas, designadamente na do VIH/sida”.