Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Farmácias francesas iniciam vacinação contra a gripe a partir de 2019

19 Abril 2018
Farmácias francesas iniciam vacinação contra a gripe a partir de 2019
A partir do próximo ano, as farmácias francesas vão poder administrar vacinas contra a gripe a grupos vulneráveis, em complementaridade com os centros de saúde. A medida está prevista na “Estratégia Nacional de Saúde 2018-2022”, definida pelo Governo e Ministério da Saúde francês, e decorre da experiência-piloto bem sucedida nas regiões da Nova Aquitânia e Auvérnia-Ródano-Alpes.

Esta experiência nas farmácias das duas regiões francesas levaram à vacinação de cerca de 156 mil utentes, muito acima das estimativas iniciativas de 35 mil imunizações.

As farmácias são remuneradas com cinco euros por vacina administrada, o que motivou um reforço orçamental pela Administração Central, na ordem dos 800 mil euros.

A par da elevada cobertura, os inquéritos realizados revelam elevados níveis de satisfação com o serviço, quer dos profissionais, que receberam formação específica para prestação do serviço, quer dos utentes.

A ministra da Saúde, Agnès Buzyn, apoiou publicamente a experiência-piloto e a sua generalização em todo o território francês, face aos resultados alcançados.