{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Farmácias francesas serão reembolsadas por diagnóstico etiológico de dores de garganta

11 Abril 2019
Farmácias francesas serão reembolsadas por diagnóstico etiológico de dores de garganta
A partir de janeiro de 2020, as farmácias francesas serão reembolsadas pelos testes rápidos de diagnóstico etiológico de amigdalites. A medida do governo francês tem como objetivo reduzir a utilização de antibióticos desnecessários, através da determinação da origem da infeção, bacteriana ou vírica.

Anualmente são prescritos 9 milhões de antibióticos para o tratamento de amigdalites e cerca de 80% das amigdalites são de origem vírica (não requerem a utilização de antibióticos), revelou uma fonte do Governo francês.

A utilização de testes permite diferenciar a causa da infeção entre 5 a 10 minutos, mas, segundo o Governo, "este teste é usado de forma insuficiente" pelos médicos de família franceses.

Atualmente o teste já é efetuado em cerca de 600 farmácias, mas acarreta custos para o cidadão. O Governo francês pretende alargar o serviço para todas as farmácias até 2020, livre de custo para os cidadãos.

Na prática sempre que um teste for positivo para uma infeção bacteriana, o farmacêutico poderá referenciar o utente para o seu médico de família prescrever os antibióticos necessários para a terapêutica.

Consulte a notícia na íntegra aqui.