Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmácias francesas serão reembolsadas por diagnóstico etiológico de dores de garganta

11 Abril 2019
Farmácias francesas serão reembolsadas por diagnóstico etiológico de dores de garganta
A partir de janeiro de 2020, as farmácias francesas serão reembolsadas pelos testes rápidos de diagnóstico etiológico de amigdalites. A medida do governo francês tem como objetivo reduzir a utilização de antibióticos desnecessários, através da determinação da origem da infeção, bacteriana ou vírica.

Anualmente são prescritos 9 milhões de antibióticos para o tratamento de amigdalites e cerca de 80% das amigdalites são de origem vírica (não requerem a utilização de antibióticos), revelou uma fonte do Governo francês.

A utilização de testes permite diferenciar a causa da infeção entre 5 a 10 minutos, mas, segundo o Governo, "este teste é usado de forma insuficiente" pelos médicos de família franceses.

Atualmente o teste já é efetuado em cerca de 600 farmácias, mas acarreta custos para o cidadão. O Governo francês pretende alargar o serviço para todas as farmácias até 2020, livre de custo para os cidadãos.

Na prática sempre que um teste for positivo para uma infeção bacteriana, o farmacêutico poderá referenciar o utente para o seu médico de família prescrever os antibióticos necessários para a terapêutica.

Consulte a notícia na íntegra aqui.