Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmácias inglesas dispensaram mais de 1,3 milhões de vacinas contra a gripe

14 Junho 2018
Os farmacêuticos comunitários ingleses dispensaram mais de 1,3 milhões de vacinas contra a gripe na época vacinal 2017-18, de acordo com um novo relatório da Autoridade de Serviços Comerciais do Sistema Nacional de Saúde (NHS). No total, 77,1% (8.981) de todas as farmácias comunitárias no país administraram 1.344.069 vacinas combinadas, um aumento de quase 400 mil vacinas face a 2016-17. O relatório revela também que o serviço foi prestado por mais 530 farmácias do que no ano anterior, o que perfaz uma média de 150 vacinas administradas por cada farmácia.

Os dados da vacinação contra a gripe também mostram que 71,1% das farmácias comunitárias em Inglaterra participaram no último programa de vacinação. No total, foram administradas mais 393.304 vacinas do que na temporada anterior.

Alistair Buxton, diretor do Comité de Negociação de Serviços Farmacêuticos do NHS, considerou os números deste ano "um marco extremamente significativo para as equipas de farmácias comunitárias em todo o país, e é um testemunho do seu trabalho árduo, dedicação e compromisso para oferecer o melhor serviço aos seus utentes, apesar das atuais pressões que o setor enfrenta”.

Outros relatórios sobre a época vacinal 2017-18 continuam a indicar que a maioria das imunizações são administradas por médicos de clínica geral, embora se registe um "aumento gradual das vacinações que ocorrem em outros ambientes”, refere o Public Health England.

"A vacinação nas farmácias aumentou ligeiramente para todos os grupos de utentes nesta temporada”, refere o relatório.

As farmácias comunitárias disponibilizam um serviço de vacinação contra a gripe desde 2015-16, como um serviço abrangido por contratualização nacional, mas que não é de carácter obrigatório.