Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmácias irlandesas contribuem para cobertura vacinal

14 Junho 2018
De acordo com os dados divulgados pela União Farmacêutica Irlandesa (IPU), os farmacêuticos são atualmente responsáveis por 13% das vacinas administradas no país. O serviço arrancou nas farmácias irlandesas em 2011-12, com o objetivo de aumentar a cobertura em grupos de risco, como idosos e portadores de doenças crónicas, que mantêm contacto regular com os farmacêuticos comunitários.

Esta associação, salienta que o número de pessoas vacinadas por médicos de clínica geral aumentou durante este período, o que pode ser também justificado com o trabalho de consciencialização que tem vindo a ser desenvolvido nas farmácias comunitárias.

No geral, a taxa de vacinação contra a gripe aumentou de forma constante desde a introdução da vacinação nas farmácias irlandesas. Em 2011-12, foram dispensadas 702.500 doses da vacina contra a gripe, enquanto em 2017-18, o total foi de 978.760 unidades.

A última temporada de gripe foi particularmente bem-sucedida para os farmacêuticos, com um aumento de 46% no número de pessoas a quem foi administrada a vacina, em comparação com o ano anterior.

O presidente da IPU, Daragh Connolly, atribuiu o sucesso da vacinação nas farmácias à acessibilidade e conveniência. "Os farmacêuticos são os profissionais de saúde mais acessíveis à população. Semanalmente, cerca de 1,5 milhões de pessoas entram nas farmácias”, referiu.