Farmácias irlandesas lançam campanha sobre administração de medicamentos a crianças

15 Março 2018
A União de Farmácias Irlandesas (IPU) iniciou uma campanha de informação junto dos pais de crianças pequenas e bebés para reduzir erros comuns na administração de medicamentos aos mais novos. A iniciativa envolve a distribuição de folheto sobre a gestão de doenças mais comuns nestas faixas etárias, com alguns conselhos sobre a utilização de medicamentos, incentivando também o recurso aos farmacêuticos comunitários para aconselhamento e esclarecimento de dúvidas.

A tosse ou os resfriados são alguns exemplos de problemas de saúde comuns que podem ser resolvidos ao balcão da farmácia, com o aconselhamento do farmacêutico.

"Tratar crianças e prestar conselhos aos pais é um dos papéis mais valiosos desempenhados por qualquer farmacêutico comunitário. Pode incluir o aconselhamento sobre as condições para o tratamento em casa, sobre a utilização segura dos medicamentos ou para referenciação da criança para o médico assistente”, explicou o presidente da IPU, Daragh Connoll.

"É importante que os pais entendam que as doses de medicamento variam consoante a idade e o peso da criança”, exemplificou este responsável, lembrando também as questões associadas ao número de tomas, aos erros na automedicação ou sobre as formas farmacêuticas mais indicadas para o tratamento de algumas doenças e problemas de saúde.