Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmácias todas reabertas

11 Maio 2020
Farmácias todas reabertas
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) informou hoje que foi reaberta a última das 13 farmácias que foram forçadas a períodos de encerramento devido a casos de infeção por Covid-19 nas respetivas equipas. Desde o início da pandemia, a associação registou encerramentos em vários concelhos e distritos do país.
A rede de farmácias vai continuar a entregar medicamentos ao domicílio, em qualquer ponto do território, através da linha telefónica gratuita 1400. Num serviço articulado pela Linha de Apoio ao Farmacêutico continua também a fazer chegar aos doentes os medicamentos habitualmente dispensados nos Serviços Farmacêuticos Hospitalares.

O secretário-geral da associação, Nuno Flora, agradeceu «aos portugueses o civismo com que se têm comportado no espaço farmácia, o que nos permitiu ser uma das redes menos afetadas da Europa por esta pandemia». Lembrou ainda que farmácias as portuguesas montaram um plano de contingência "em tempo record”, com "atendimentos ao postigo”, "instalação de acrílicos” e "instruções claras de segurança para os utentes e as próprias equipas”, que foram adotados, a nível internacional, pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP), com tradução para dezenas de línguas e seguidos em vários países.

O responsável da ANF apela ainda aos utentes mais velhos e com doença crónica para continuarem a recorrer ao serviço de entrega ao domicílio «para evitar saídas de casa desnecessárias».