FIP atualiza declaração sobre substituição de genéricos para incluir biossimilares

04 Outubro 2018
A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) atualizou a Declaração Política sobre a “Autoridade dos farmacêuticos na seleção de produtos farmacêuticos: intercâmbio e substituição terapêutica”, no sentido incluir os medicamentos biológicos e biossimilares.

Os princípios centrais da declaração original permanecem inalterados, incluindo a recomendação sobre substituição de medicamentos genéricos, como parte integrante da atividade dos farmacêuticos comunitários, e acesso a dados das autoridades reguladoras e fabricantes sobre biodisponibilidade.

Na sua versão inicial, esta declaração estabelecia também que um medicamento só deve ser substituído por outro com princípio ativo diferente com o acordo do prescritor. A atualização agora divulgada vai um pouco mais longe ao recomendar que as informações sobre excipientes sejam consideradas nas decisões sobre substituição.

"Até o momento, não foram reportados problemas de segurança relevantes pelo uso de medicamentos biossimilares como alternativas para a medicina biológica original", diz o comunicado da FIP.

No entanto, sugere-se "farmacovigilância adequada” para garantir a identificação de um medicamento biológico, caso surja algum problema de segurança específico (ou imunogenicidade), bem como para estudos de segurança pós-comercialização feitos por empresas que comercializam medicamentos genéricos ou biossimilares.

"Os farmacêuticos são importantes parceiros ​​na seleção e avaliação de produtos. O objetivo desta política é garantir qualidade e boas práticas de farmácia nesta área da atividade farmacêuticas. A FIP apoia processos bem regulados, em que os objetivos de segurança, resultados positivos para os doentes e benefícios económicos podem ser alcançados com uma boa colaboração de todas as partes ”, disse a vice-presidente da FIP, Eeva Teräsalmi.

Clique aqui para aceder à Declaração Política.