Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

FIP atualiza relatório sobre vacinação nas farmácias

06 Agosto 2020
FIP atualiza relatório sobre vacinação nas farmácias
A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) publicou um novo relatório sobre o impacto e contributo dos farmacêuticos para a cobertura vacinal, com o título “An overview of pharmacy’s impact on immunisation coverage: a global survey".

O trabalho, que atualiza a investigação conduzida pela FIP desde 2016, avalia diferentes aspetos da imunização liderada por farmacêuticos, incluindo atividades de promoção da vacinação, estruturas regulamentares, administração de vacinas, modelos de reembolso, formação, registos de vacinação e barreiras à expansão da prática farmacêutica na administração de vacinas.

Participaram neste relatório quase uma centena de países, sendo o mais abrangente estudo publicado até ao momento sobre o tema da vacinação nas farmácias.

Segundo o relatório, as farmácias comunitárias oferecem a possibilidade de vacinação a cerca de 1,8 mil milhões de pessoas em todo o mundo. As amostras do estudo iniciado em 2016 e deste novo estudo são diferentes (45 entrevistados em 2016 e 99 em 2020), existindo 40 países e territórios que participaram em ambas as edições. Neste grupo, existiam 18 países com vacinação em farmácias em 2016 e 23 em 2020, o que corresponde a um aumento de 28%.

A vacinação em farmácia está disponível em, pelo menos, 36 países, estando ainda em desenvolvimento noutros 16. Foram reportados um total de 36 tipos de vacinas administradas em farmácias, sendo as vacinas da gripe, da hepatite B e do tétano as mais comuns, mas a lista inclui ainda as vacinas para sarampo, malária, infeções pneumocócicas e herpes zoster.

O relatório também destaca uma disparidade entre países com maiores rendimentos. As vacinas em farmácias estão disponíveis em 47% dos Países de Alto Rendimento (n=43), em comparação com apenas 11% dos Países de Baixo Rendimentos (n=28).

"Este relatório revela que o papel dos farmacêuticos na imunização continuou a crescer, mas muito mais poderia ser feito. Foram demonstrados inúmeros benefícios, incluindo maior acessibilidade e cobertura de vacinas, em países onde os farmacêuticos têm autoridade para administrar vacinas. Toda a evidência suporta a eliminação de várias barreiras legislativas e regulamentares. Devemos agora abordar outras questões importantes, como a comparticipação”, disse a CEO da FIP, Catherine Duggan.

"Os farmacêuticos são especialistas em medicamentos, prestadores de serviços de saúde de primeira linha e membros integrais das equipas de saúde. A expansão dos seus serviços de vacinação aumentará as suas contribuições para a saúde pública. Encorajo os países atualmente sem vacinação a trabalhar com a FIP e as suas organizações-membro para implementar uma estratégia que leve às mudanças necessárias para a saúde de todos", afirmou Duggan.

Pode consultar o relatório "An overview of pharmacy’s impact on immunisation coverage: a global survey", e o respetivo infográfico.