FIP com novos recursos para serviços de vacinação nas farmácias

25 Junho 2020
FIP com novos recursos para serviços de vacinação nas farmácias
A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) disponibilizou um novo documento com orientações práticas para a implementação de um serviço de vacinação nas farmácias comunitárias, com descritivo das vacinas que podem ser administradas nestas unidades de saúde e requisitos técnicos.
Com o título, "Give it a shot: Expanding immunisation coverage through pharmacists”, o novo referencial faz uma compilação da evidência científica sobre a vacinação e melhores práticas na implementação do serviço.

"A FIP acredita firmemente que os farmacêuticos devem estar envolvidos nas estratégias de vacinação em todo o mundo e deu alta prioridade a essa área há uma década. Nos últimos anos, o número de países que introduziram a vacinação por farmacêuticos ou em farmácias comunitárias aumentou. No entanto, existem ainda barreiras e oposição a esta expansão do espectro da atividade farmacêutica”, explicou o presidente da organização, Dominique Jordan.

"A vacinação é uma das intervenções de saúde mais bem-sucedidas, seguras e económicas de todos os tempos. Melhorar a cobertura vacinal é um imperativo global e os farmacêuticos devem-se juntar a esses esforços”, apela o responsável da FIP.