Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

FIP e OMS sensibilizam decisores políticos para a importância dos serviços farmacêuticos

26 Setembro 2024
FIP e OMS sensibilizam decisores políticos para a importância dos serviços farmacêuticos
A propósito das comemorações do Dia Internacional do Farmacêutico, a Organização Mundial da Saúde (OMS), através do Escritório Regional Europeu, e a Federação Internacional Farmacêutica (FIP) reuniram, no dia 24 de setembro, em Copenhaga, decisores políticos para explorar o que os farmacêuticos podem e devem fazer para contribuir para a prestação de cuidados de saúde e como esses papéis se integram na abordagem multidisciplinar da saúde em ambientes hospitalares e comunitários.
Ana Paula Martins, Ministra da Saúde e ex-bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, foi uma das oradoras em destaque nesta reunião. "Os cuidados farmacêuticos e os serviços farmacêuticos são pilares essenciais dos nossos sistemas de saúde. Contribuem diretamente para o bem-estar das populações e para a sustentabilidade dos sistemas de saúde a nível global", disse Ana Paula Martins, num simpósio de alto nível sobre cuidados farmacêuticos e serviços farmacêuticos.

A Ministra partilhou também exemplos de "progressos significativos" alcançados em Portugal para expandir e reforçar os serviços de cuidados farmacêuticos. Estes incluíram a integração nas equipas de cuidados de saúde, um programa de residência farmacêutica, vacinação e a realização de testes nas farmácias. No entanto, afirmou: "Não temos fornecido os incentivos corretos aos farmacêuticos para a prestação de serviços de cuidados de saúde primários. Precisamos de um novo contrato que vá além da vacinação e inclua outros serviços. Precisamos de cuidados integrados, incluindo farmacêuticos, e devemos pagar por esses cuidados para reconhecer o seu valor."

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) esteve presente neste evento. Catarina Coelho, farmacêutica hospitalar e membro do Conselho Jurisdicional da OF participou na reunião, assim como Luis Lourenço, Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas e secretário profissional da FIP.

Luís Lourenço, fez outro dos discursos principais do simpósio, em que afirmou que os farmacêuticos estão a fazer um trabalho extraordinário através da ampliação das suas funções, mas que é necessária mais formação, regulamentação e financiamento para uma maior implementação da prática profissional. Desafiou os decisores políticos presentes na reunião a pensar em como poderiam contribuir para o desenvolvimento da profissão farmacêutica, em benefício dos utentes.

Uma exposição de posters paralela à reunião teve como objetivo aumentar a consciencialização sobre a farmácia para os visitantes do edifício da UN City. A OF teve em exibição um póster subordinado ao tema do contributo dos farmacêuticos comunitários no aumento da taxa de vacinação e melhoria da saúde pública.