FIP premeia Linha 1400

20 Setembro 2021
FIP premeia Linha 1400
O serviço telefónico das farmácias portuguesas, a Linha 1400, foi distinguido com um dos mais importantes prémios atribuídos anualmente pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP), pelo «excepcional» contributo para a “Melhoria da Prática Farmacêutica”.
Dominique Jordan, presidente da Federação que representa 151 organizações profissionais farmacêuticas de todo o mundo, sublinhou o carácter inovador e a rapidez de implementação da iniciativa como resposta à necessidade de assegurar o acesso seguro aos medicamentos e aconselhamento farmacêutico dos portugueses durante a crise pandémica.

A Linha 1400 foi lançada em Março de 2020, no primeiro pico pandémico e confinamento geral. É um serviço de âmbito nacional e gratuito, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Pode ser usado para planear visitas à farmácia, reservar, encomendar e ajudar a encontrar medicamentos que, sendo urgentes, têm disponibilidade reduzida e, mais recentemente, para identificar as farmácias prestadoras do serviço de testes rápidos de antigénio. À noite, a Linha 1400 apoia o serviço de turnos do sector, identificando as farmácias que se encontram mais próximas e com disponibilidade para responder aos pedidos das pessoas, evitando assim deslocações desnecessárias.

A FIP reconheceu também o papel que a Linha teve no apoio à dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias e entregas domiciliárias em articulação com outras entidades, permitindo assim reduzir consideravelmente as movimentações de pessoas inseridas em grupos de risco e ajuntamentos nos hospitais.

"A população tem demonstrado uma enorme satisfação com esta iniciativa, que veio reforçar a confiança depositada nas farmácias comunitárias e ajudar as próprias equipas a enfrentar os desafios colocados pela COVID-19", afirma Sónia Queirós, responsável pelos Serviços Institucionais da ANF, entidade dinamizadora da Linha 1400. "O serviço disponibiliza às pessoas uma fonte de aconselhamento segura no contexto de informação muitas vezes dispersa e confusa, ajudou a prevenir uma corrida às farmácias para aquisição de medicamentos nas fases iniciais da pandemia, e a reduzir a carga administrativa das farmácias, permitindo aos profissionais trabalhar de modo mais eficiente e responder, com confiança e segurança, às necessidades de uma população muito assustada. A ANF está muito orgulhosa com o reconhecimento da FIP sobre este trabalho de parceria entre as farmácias e os nossos parceiros", concluiu.