FIP premeia projetos internacionais que destacam a ação do farmacêutico

04 Setembro 2018
FIP premeia projetos internacionais que destacam a ação do farmacêutico
A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) premiou três iniciativas de organizações-membro que evidenciam o contributo de farmacêuticos na resolução de problemas relacionados com medicamentos em lares, na maximização da cobertura vacinal, e na promoção da criação do “farmacêutico de família”.
O programa de apoio a lares de idosos da Sociedade Farmacêutica de Singapura (PSS) e o projeto da Associação Americana de Farmacêuticos (APhA) de promoção da vacinação foram premiados com o Prémio de Desenvolvimento em Farmácia Prática. O Prémio de Campanha para a Promoção de Saúde foi atribuído à Associação de Farmacêuticos da Bélgica pelo trabalho desenvolvido na criação e promoção do "farmacêutico de família”.

O primeiro projeto consistiu em integrar o farmacêutico num plano estruturado de gestão de medicação em lares, que consistia na revisão periódica de medicação e educação dos profissionais intervenientes. No primeiro ano de atuação foram solucionados 451 problemas relacionados com medicação em 11 lares.

O projeto da APhA, alicerçado num novo modelo que permite ao farmacêutico aceder ao historial de vacinas aquando da toma da vacina da gripe, permitiu desenvolver um sistema de recomendação vacinal, baseado em informações do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América. O projeto piloto resultou num aumento em 41% das vacinas administradas, confirmando que o acesso a informação bidirecional, permite ao farmacêutico identificar e resolver necessidades de vacinação não satisfeitas.

O trabalho para a introdução do "farmacêutico de família” na Bélgica, permitiu a 400.000 belgas, a contratualização de um farmacêutico que tem como objetivo a monitorização e atualização da medicação. O projeto está especialmente desenvolvido para doentes crónicos.