{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

França pondera reforçar avisos sobre Paracetamol

20 Setembro 2018
França pondera reforçar avisos sobre Paracetamol
A autoridade reguladora do medicamento francesa, Agence Nationale de Sécurité du Médicament des Produits de Santé (ANSM), está a ponderar a introdução de alertas nos rótulos das embalagens, acerca da sobredosagem de paracetamol. Ao longo de várias décadas, a Agência tem alertado os consumidores para a toma excessiva deste analgésico, tendo a França sido o primeiro país europeu a limitar o número de comprimidos por embalagem para 8, já em meados nos anos 80. Apesar das medidas adotadas, um recente estudo publicado no Journal International de medicine revelou que apenas 18% dos consumidores conhecem os riscos associados a esta substância.
A nova proposta de alteração de rótulos surge na sequência da morte da jovem Naomi Musenga, de 22 anos, em dezembro de 2017. O caso tornou-se mediático após as autoridades de emergência de Estrasburgo terem desvalorizado uma chamada telefónica da jovem que alegava estar perto da morte. A jovem acabaria por falecer poucas horas depois. Recentemente, os médicos legistas referiram que a falência dos orgãos se deveria, muito provavelmente, a uma intoxicação por paracetamol.
 
"OVERDOSE = DANGER” e "Perigo para o fígado se tomado em excesso” são possíveis referências a constar nos rótulos, segundo fonte da Agência Nacional.