Geração Saudável e GSénior juntas no Algarve

07 Fevereiro 2018
Geração Saudável e GSénior juntas no Algarve
A Geração Saudável (GS) está no Algarve para promover a saúde junto de todas as faixas etárias. Pela primeira vez, o projeto desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos juntou os seus dois principais públicos-alvo: os jovens em idade escolar e a população sénior, para um conjunto de ações subordinadas aos temas do Uso Responsável do Medicamento, da Diabetes e das Dependências e Comportamentos Aditivos.

Foi numa ação realizada em colaboração com a Câmara Municipal de Albufeira na Escola de Trânsito de Albufeira e no Agrupamento de Escolas de Ferreiras, que a GS e GS Sénior participaram em conjunto, no dia 2 de fevereiro, na sensibilização da população sobre o Uso Responsável do Medicamento, transmitindo conselhos, informações úteis e conhecimentos em saúde a um grupo de participantes de várias idades.

Com um programa próprio para a semana em que vão estar no sul do país, os formadores da GS, a mascote e o autocarro didático encontram-se a percorrer as escolas da região e participar em algumas ações de rua, num contacto com a população que visa também estimular a adoção de estilos de vida saudáveis.

As ações junto dos mais novos decorrem num ambiente descontraído, mais informal, sem, contudo, deixar de ter uma forte componente formativa, em que alunos, professores, auxiliares, pais e encarregados de educação são convidados a ouvir vários conselhos em saúde e, muito especialmente, sobre a utilização de medicamentos.

As iniciativas da GS Sénior abarcam os temas focados também junto dos jovens em idade escolar, acrescentando-se abordagens a questões específicas da população mais idosa, como a importância de cumprir o plano terapêutico ou as estratégias para gestão da medicação.

O projeto Geração Saudável nasceu em 2011, somando, durante este período, intervenções em 310 escolas, que abrangeram 59.600 alunos e 2.600 professores, num total de mais de 7.200 horas de formação que contribuem diretamente para a promoção da saúde dos jovens nas escolas.

Lançado no final de 2016, a Geração Saudável Sénior dirige-se a uma população mais envelhecida e abrange visitas a Centros de Dia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), em ações de formação ministradas por farmacêuticos voluntários, que, sempre que possível, são também provenientes das áreas geográficas visitadas, fomentando-se assim o contacto e a proximidade da população com o farmacêutico, por um lado, e um aconselhamento em saúde prestado por profissionais qualificados, por outro.

Para ficar a saber mais sobre a Geração Saudável clique aqui.

Acompanhe também as ações do projeto nas redes sociais Facebook e Instagram.

Gostava de integrar a rede do Formadores do Projeto Geração Saudável Sénior?

Contacte-nos, junte-se a nós e faça parte da Geração Saudável!